Guia de Compras TagHaus

Sua compra mais fácil e segura

Introdução

Comprar um imóvel é um dos investimentos que mais precisa de atenção. Isso vale tanto para a compra da primeira casa quanto para qualquer outro momento em que você esteja negociando ou mesmo comprando um imóvel como opção de investimento.

O Guia de Compras TagHaus foi desenvolvido para ajudar a tornar esse processo de compra mais fácil.

Condições de Pagamento:

Conheça algumas formas para pagamento de imóveis as construtoras/incorporadoras. As mais utilizadas são:

• Compra com pagamento direto
• Financiamento através de crédito imobiliário
• Uso do FGTS

Compra com pagamento direto

O comprador paga diretamente à incorporadora/construtora, sem a necessidade de contratar uma instituição financeira para realizar um financiamento bancário.

Esse modelo de pagamento, geralmente é corrigido durante a obra pelo INCC (Índice Nacional de Custo da Construção Civil) e pelo IPCA ou IGPM depois do imóvel pronto. Depois do imóvel pronto pode existir a cobrança de juros mensais. Tudo isso vem explicito no contrato entre as partes.

Financiamento através de crédito imobiliário

Nessa forma de pagamento, o comprador contrata o financiamento bancário por meio de uma instituição financeira de sua escolha. O contrato de financiamento pode ser contratado no início da obra, caso se enquadre no apoio a produção ou quando o imóvel estiver pronto. Dependendo da renda, idade e valor do imóvel, pode ser concedido até 90% do valor do imóvel em financiamento bancário.

Uso do FGTS

O comprador pode utilizar o FGTS para abater parte do valor do imóvel através do pagamento de prestações, redução do prazo e amortização integral ou parcial do saldo devedor. Veja as regras na aba usar o FGTS:

Usar o FGTS
O FGTS é uma boa alternativa na compra de um imóvel.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é direito de todo trabalhador sujeito a (CLT). Este é um fundo de propriedade dos trabalhadores, mas só pode ser retirado em determinadas circunstâncias. Entre eles, a compra de imóveis. Mas afinal, como usar o FGTS para comprar a casa própria?

Financiar um imóvel com o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma alternativa procurada por trabalhadores contratados em tempo integral que buscam sair do aluguel e conquistar a casa dos seus sonhos.

O FGTS só pode ser utilizado para financiar imóveis dentro do SFH Sistema Financeiro da Habitação (SFH), que financia unidades de até R$ 1,5 milhão, sujeito a um limite de juros anual de 12%, parcialmente financiado por recursos. conta poupança.

Os compradores também poderão utilizar os recursos do FGTS para descontar parcelas do primeiro imóvel de até R$ 1,5 milhão, financiado pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário)

Algumas regras para utilização do FGTS:
• Ter pelo menos 03 anos de carteira assinada;
• Não ter outro financiamento ativo no SFH;
• Não ser dono de outro imóvel na cidade onde mora ou trabalha;
• Deve custar até R$ 1,5 milhão
• Imóvel somente para moradia em região urbana

Documentos e Informações

Saiba o porquê de cada documento

Descubra o que significa os diferentes documentos envolvidos e os termos mais comuns utilizados na compra de um imóvel.

– Compromisso de compra e venda

Uma promessa de compra e venda é um tipo de contrato pelo qual uma pessoa física ou jurídica (chamada de promitente ou vendedor prometido) se compromete a vender bens imóveis a outra pessoa (chamada de promitente ou comprador prometido (ou prometido) por um preço e condições pactuadas.

  Memorial Descritivo

Este documento contém todos os dados e informações sobre o desenvolvimento do projeto imobiliário para referência dos interessados. O memorando descritivo deve seguir os requisitos da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575/2013).

É público e deve ser registrado no cartório de imóveis do distrito responsável pela localização do terreno. Esse registro é obrigatório nos termos da Lei nº 4.591/1964.

Alguns dos itens presentes no Memorial Descritivo são:

  • Localização da obra;
  • Proprietário;
  • Detalhe de cada etapa da construção;
  • Alvenaria;
  • Acabamento;
  • Objetivo, especificações e normas técnicas;
  • Detalhamento de materiais empregados na obra.

 

  Habite-se

Habite-se é uma certidão emitida pela Prefeitura Municipal da cidade onde o imóvel está localizado, de que o imóvel foi construído ou reformado e está pronto para ocupação de acordo com os requisitos legais determinados pela prefeitura.

  Escritura definitiva

Quando o imóvel estiver pronto e pago o valor total do contrato de compra e venda, a escritura pública definitiva será atribuída ao comprador. O prazo para o vendedor entregar este documento ao comprador deve ser respeitado. Este documento deve ser levado à Cartório do Registro de imóvel para que a compra e venda do imóvel fique registrado. Esta é a única maneira de transferir a propriedade.

Como contratar um financiamento

Para contratar um financiamento é necessário escolher uma instituição financeira de sua preferência.

Documentos Necessários

  • RG
  • CPF
  • Comprovação de renda (03 últimos Contracheques ou Imposto de Renda ou outra documentação solicitada ela instituição financeira)
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de estado civil

Se o comprador do imóvel for casado ou imóvel comprado em conjunto será necessário a mesma documentação para cada participante do financiamento.

Taxas e Despesas

São passiveis de cobranças pelas instituições financeiras, taxas de avaliação, seguros e ainda taxa de abertura de crédito. Isso vem descrito na proposta e é incluso nos custos do financiamento.

ITBI e Cartório

ITBI

Na compra ou venda de um imóvel é necessário o recolhimento do ITBI – Imposto sobre Transmissão de Imóveis, realizado durante sua vida. Este imposto é pago pela pessoa que adquire o imóvel e não é cobrado no caso de doação.

Como é calculado o ITBI?

O imposto é calculado com base na alíquota do ITBI definida pela prefeitura e no valor de mercado do imóvel, até 3% da base de cálculo da transação. De antemão, o custo varia de acordo com a cidade onde se encontra o imóvel adquirido, você pode consultar a base atual no município através do site da prefeitura.

Escritura Pública

A escritura é um documento produzido por um notário público, em um cartório, para certificar a venda de um imóvel. O documento contém informações sobre os proprietários anteriores e novos do imóvel.

Os valores variam de acordo com o estado.

Registro do Imóvel

Após a assinatura da escritura, é necessário encaminhar os documentos ao cartório de imóveis para registrar a transferência de propriedade e confirmar a compra.

Esta é a única forma válida de transferência de propriedade entre imóveis nos termos do Código Civil Art. 1245. O valor registrado também varia de acordo com o estado e é calculado com base no valor da venda do imóvel.

Somos a TagHaus uma protech inovadora. Uma empresa que vem transformando o mercado imobiliário com uso de:

  1. Big data

  2. Geolocalização

  3. IA ( Inteligência Artificial)

Em breve seremos uma rede nacional com associados em vários locais do Brasil.

Conheça o que é a TagHaus hoje e saiba o que estamos fazendo para mudar o futuro do mercado imobiliário.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como comprar imóveis.

É hora de escolher o seu imóvel